É a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionados com o aparelho locomotor, como por exemplo, ossos, músculos, ligamentos, articulações.
Acupuntura e fisioterapia corresponde à aplicação da acupuntura aos problemas de saúde que são objeto da fisioterapia enquanto técnica e teorias específicas, e não apenas uma área de atuação profissional restrita aos especialistas desse saber. Diversas técnicas da medicina tradicional chinesa, onde se destaca a acupuntura, tem sido utilizadas por fisioterapeutas. Inclusive é uma prática reconhecida como especialização dessa profissão.
Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica. A avaliação pormenorizada de cada pé é essencial para tratar e prevenir lesões e patologias que poderão causar graves problemas na saúde. As principais áreas de intervenção são: a podopediatria, a podogeriatria, o pé de risco (pé diabético), a podologia desportiva e também a podologia laboral.
A nutrição visa a promoção de uma alimentação saudável e equilibrada tendo como objetivo a promoção da saúde, do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade. Um pesquisador ou profissional desse campo é conhecido como psicólogo, podendo ser classicado como cientista social, comportamental ou cognitivo. A função dos psicólogos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.
A terapia da fala visa o desenvolvimento e aplicação de técnicas de diagnóstico e terapêutica para a prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana. A comunicação engloba todas as funções de compreensão e expressão oral e escrita, tais como alterações nas funções auditiva, visual, cognitiva, orofacial, respiração, deglutição e voz, bem como as formas apropriadas de comunicação não-verbal.
Enfermagem é a arte de cuidar, e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autónoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.